Como ensinar jogos efetivamente?

2016-04-05 11.28.38

Inegável que todo jogador tem prazer em estrear um jogo novo, que ele comprou num suado leilão na Ludopedia, aquele jogo que ele estava atrás faz um tempo já, ou mesmo aquele lançamento tão aguardado!

Você abre a caixa, examina os componentes, dá uma folheada no manual e começa então a aprender como o jogo funciona. Lendo o manual, assistindo vídeos ou mesmo simulando partidas sozinho para que você realmente entenda como as coisas funcionam e no dia da estréia esteja tudo entendido e pronto para a jogatina.

Entretanto, na hora de jogar com outras pessoas (sim, jogadores de jogos modernos tem essa vantagem, nós interagimos com outras pessoas) você se recorda que precisa ensinar o jogo para aqueles que ainda não o conhecem! E ai começa o desespero, como ensinar o jogo? Falo primeiro a respeito dos personagens, dos objetivos ou dos lugares no tabuleiro?

Eis aqui alguns dicas para te ajudar com esse processo, que para alguns pode ser fácil, mas não tão fácil para outros:

  • Aprenda a jogar antes de ensinar!

Parece óbvio, mas se você não tem claramente em mente o funcionamento do jogo, você pode se perder durante a explicação ou se confundir, ou pior ainda, tornar-se muito confuso. Portanto tenha bastante clareza e certeza de como as coisas funcionam!

  • Somente uma pessoa ensina!

Nesse item eu sou campeão, pois sempre peço para minha esposa ensinar, mas me pego dando pitacos no meio da explicação. Isso além de ser desagradável, quebra a linha de raciocínio que está sendo construída pela outra pessoa, portanto deixe que somente uma pessoa ensine o jogo.

  • Explique o objetivo do jogo e depois faça as idas e vindas

Importante para o novo jogador saber qual o objetivo do jogo (a condição ou condições de vitória por exemplo), para que depois os detalhes comecem a fornecer as informações de como ele vai atingi-lo. Apresente o objetivo do jogo e depois comece então a construir as informações ao redor dele.

  • Explique os conceitos primeiro, depois os detalhes

Existem jogos que possuem uma série de detalhes, portanto, explique os principais conceitos e idéias, e depois, se necessário, apresente os detalhes.

  • Faça perguntas e tenha certeza que o pessoal compreendeu

Tenha certeza que de você está sendo compreendido pela sua audiência, do contrário a partida será bem complicada. Faça perguntas para garantir que todos estão acompanhando o raciocínio.

  • Reconheça quais são as informações relevantes para o primeiro momento

Talvez, numa primeira partida (que seria uma partida explicativa, digamos) alguns detalhes podem aparecer na medida que o jogo progride. Se não for possível, considere deixar certos detalhes para depois, pois algumas questões do jogo podem tomar bastante tempo para serem explicadas, mas não são situações frequentes, ou seja, você pode gastar muito tempo falando de algo que não vai acontecer na primeira partida.

  • Dê exemplos

Se possível, simule algumas das situações que você está explicando, mostre como aquilo aconteceria no tabuleiro, com as peças, cartas, etc. Isso vai ajudar o pessoal a visualizar melhor aquilo  que você deseja demonstrar.

  • Ensine o jogo, não as estratégias

Lembre-se, você está ensinando o jogo, não as possibilidades ou estratégias do mesmo. Se você cair nesse caminho, pode começar a misturar informações, portanto ensine o jogo apenas.

  • Elimine (ou afaste pelo menos) as distrações

Televisão, celular, revistas, etc, tudo isso pode contribuir para tirar a atenção do pessoal, e isso fatalmente atrapalhará o jogo, pois se as regras não foram compreendidas, perguntas e mais perguntas surgirão no decorrer  do jogo, e pior, questões que já foram tratadas durante a sessão de regras!

É isso! Tem algum comentário ou mais sugestões de como ensinar jogos? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário e não esqueça de nos seguir!

Até mais!

Adaptado do BGG

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s