Dungeon Roll – Mais uma masmorra a vista…

Jpeg

Em Dungeon Roll somos exploradores, ávidos por tesouros, matar monstros, explorar masmorras e calabouços e quem sabe enfrentar o temível dragão vermelho!

Sim, mais um jogo onde o tema é direcionado a exploração de masmorras, matar monstros e conseguir o máximo possível de tesouros, entretanto embora o tema já seja bem conhecido ele se encaixa muito bem em Dungeon Roll.

Vence o jogo aquele que após três explorações ao calabouço tiver a maior quantidade de pontos. Cada jogador escolhe um dos oito personagens disponíveis (ou sorteiam entre si), decide-se a ordem de jogo e inicia-se a exploração!

O jogador então pega os dados brancos (que representam a sua equipe de exploradores) faz uma rolagem e verifica como sua equipe foi composta. Cada face do dado representa um determinado personagem, onde temos:

  • Campeão
  • Clérigo
  • Mago
  • Guerreiro
  • Ladino
  • Pergaminho
Jpeg
Sua equipe de aventureiros!

Dessa lista, o único que não enfrenta monstros é o pergaminho, ele serve para você ao usa-lo rolar novamente dados da equipe e da masmorra.

Outro detalhe importante é que cada personagem possui duas informações, sua especialidade e sua habilidade. A especialidade do personagem está ativa o tempo todo, já a habilidade só pode ser usada UMA vez durante a exploração a masmorra.

Jpeg
Lembre-se sempre da sua especialidade e habilidade!

Ao lado um exemplo da Especialidade e da habilidade do Menestrel (o jogo vem com oito personagens com especialidades e habilidades diferentes).

Após então verificar a especialidade e a  habilidade de seu personagem e rolar a composição da sua equipe a exploração pode começar!

Cada carta de personagem possui dois lados, pois ao chegar em 5 pontos de experiência ele pode virar a carta do seu personagem fazendo assim um “upgrade” e desfrutando agora de uma habilidade mais poderosa. Isso é feito apenas uma vez durante o jogo e o jogador permanece com seu personagem “melhorado” pelo restante das explorações.

A masmorra possui dez níveis de exploração, começa-se do um e vai-se até o dez, onde o jogador é obrigado a parar. Cada nível da masmorra é marcado no dado dez faces que acompanha o jogo.

Na primeira masmorra então (nível 1) outro jogador assume o papel de mestre da masmorra e rola então um dado preto, que representa a masmorra.O dado preto possui as seguintes faces:

  • Esqueletos
  • Goblins
  • Limos
  • Baús
  • Poções
  • O terrível Dragão Vermelho
Jpeg
Inimigos e itens da masmorra

Ao rolar um dado de masmorra o jogador que está explorando a masmorra deve então:

Combater os monstros

Se o dado da masmorra apresentar um monstro o explorador deve escolher um de seus aventureiros (dado branco) para então destruir esse monstro.

Cada aventureiro pode destruir apenas UM monstro, com exceção do monstro que o aventureiro tem afinidade. Exemplo:

O guerreiro (verde) pode destruir UM esqueleto apenas, mas pode destruir TODOS os goblins, pois ambos são da mesma cor (Importante lembrar que o jogo vem com quatro cartas de referências, onde todas essas informações estão facilmente registradas para consulta durante o jogo).

Jpeg
Sempre muito úteis, as cartas de referência!

Cada aventureiro tem afinidade com um monstro. Após derrotar o monstro, o dado branco é retirado da equipe e vai para uma área separada (o cemitério, pois ele se sacrificou para a equipe continuar a exploração na masmorra). Após derrotar os monstros o jogador prossegue para próxima fase:

Fase do saque

Nessa fase o jogador usa outro aventureiro seu para abrir baús e obter um tesouro para cada baú (cada aventureiro pode abrir apenas UM baú, salvo o ladino, que pode abrir quantos baús houverem). Além dos baús ele pode usar seus aventureiros (inclusive pergaminhos) para beber poções, ou seja, trazer de volta companheiros mortos em batalhas anteriores.

Jpeg
Um pergaminho por dois dados, um bom negócio!

No exemplo ao lado, em uma rolagem no terceiro nível da masmorra (três dados pretos) temos um monstro e duas poções. O jogador poderia usar seu campeão para derrotar o limo (azul) e usar seu pergaminho para beber duas poções, com isso ele poderia trazer do cemitério dois dados para sua mesa, escolhendo a face de cada um deles, o que foi um bom negócio para ele!

Além das poções existem diversos itens dentro dos baús que podem lhe ajudar durante sua exploração na masmorra. Existem itens que equivalem a personagens (guerreiros, ladinos, etc) além de itens para transformar todos os dados em dados de dragão, portal para sair da masmorra a qualquer momento, etc.

Assim o explorador vai avançando na masmorra (subindo de nível) o número de dados vai aumentando e o desafio também.

Fase do Dragão

Toda essa movimentação dentro da masmorra atrairá a atenção do dragão! Cada dado de masmorra que sair com a face de dragão ele é separado e colocado na caverna do dragão (um lugar separado). Quando três ou mais dados se juntam na caverna do dragão, ele desperta e nos aguarda para ser combatido!

Após a fase de combate e saque, se houverem dados na quantidade de três ou mais na caverna do dragão o explorador deve combate-lo. Para isso são necessários três dados da sua equipe, com três personagens diferentes. Poderá ser usado um item de tesouro que seja equivalente a um personagem para compor a equipe que derrotará o dragão.

Caso o jogador não tenha recursos para derrotar o dragão ele perde, ele foge da masmorra sem levar nenhum ponto de experiência. Caso derrote o dragão ele ganha um tesouro, ganha um ponto de experiência por ter derrotado o dragão, coloca os dados e itens usados no combate com o dragão no cemitério e passa para fase seguinte.

Jpeg
Uma equipe preparada (três personagens diferentes)!
Jpeg
Uma equipe não preparada para o combate mortal!

 

 

 

 

 

Fase de reagrupar

Após resolver as fases anteriores, o jogador pode optar por encerrar a exploração (recebendo então o equivalente ao nível da masmorra em pontos de experiência, exemplo masmorra nível 5 equivalem a 5 pontos de experiência) ou pode decidir por continuar para o próximo nível. Lembrando que os tesouros não usados valem pontos na contagem final.

Jpeg
Yes, pontos de experiência!

Uma vez que os dados de masmorra do próximo nível são rolados o jogador não pode mais desistir!

Caso também o jogador queira ele pode fazer o upgrade do seu personagem (caso possua os pontos de experiência necessários) e prosseguir para o próximo nível da masmorra.

Cada jogador explora então a masmorra três vezes e o acumular mais pontos é o vencedor.

Conclusão

Dungeon Roll é um fantástico jogo rápido, com duração de 15, 20 minutos. Funciona extremamente bem com dois jogadores, com mais pessoas o tempo de espera entre jogadores pode demorar um pouco mais.

Ele é bom por ser um jogo estratégico, embora seja um jogo de muita sorte. Não se deixe enganar, ele tem uma dose interessante de estratégias e possibilidades. Os tesouros trazem ao jogo diversas possibilidades, como transformar todos os dados em dados de dragão, retirar todos os dados da caverna do dragão, etc.

Jpeg
Tesouros podem fazer toda a diferença!!!

Isso tudo combinado com a especialidade e habilidade do seu personagem, mais a possibilidade de rolagem de baús e poções fazem do jogo um momento bem interessante com alta dose de sorte e uma boa pitada de ousadia e estratégia.

Alguns dirão que o jogo é ruim pois não vale à pena prosseguir na masmorra depois de um certo ponto para ganhar apenas um ponto de experiência (do nível 5 para o 6 por exemplo) sendo muito arriscado por tão pouco. Mas não se engane, as possibilidades criadas pelos tesouros e pela rolagem podem criar cenários e situações muito favoráveis (ou não, pois afinal é um jogo de sorte, onde o risco é sempre presente).

O jogo tem um bom manual, um livreto explicando sobre os personagens, um playmate não dos melhores e a caixinha que funciona como baú é sensacional!

Lançado recentemente pela Galápagos, é um jogo altamente recomendado para dois jogadores,  onde você terá partidas rápidas, emocionantes e com um alto nível de diversão!

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG, receba as novidades, notícias e toda Terça uma nova análise de um jogo!

Anúncios

5 comentários sobre “Dungeon Roll – Mais uma masmorra a vista…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s