Biblios – No meu monastério ou no seu?

1

Em Biblios você é um Abade responsável por criar a maior biblioteca para o seu monastério, coletando pergaminhos, manuscritos proibidos, pigmentos e monges para trabalhar nessa empreitada.
Para isso você deve coletar cartas da mesma cor e sempre que possível com o maior valor numérico possível.
O jogo funciona basicamente em duas fases, a primeira fase onde as cartas são distribuídas e a segunda onde o restante das cartas são leiloadas.
Na primeira fase, cada jogador deve comprar uma carta do deck e decidir o que será feito com essa carta. Existem as seguintes possibilidades:

1. Ficar com a carta para ele
2. Colocar essa carta fechada no deck de leilão (esse deck será leiloado entre os jogadores na segunda fase do jogo)
3. Colocar essa carta aberta na mesa para que os demais jogadores possam pega-la

Essas possibilidades podem ser feitas em qualquer ordem, porém cada uma delas só pode ser feita uma vez durante a fase do jogador atual.

Interessante que esse processo de compra de cartas e as decisões acima deve ser feito para um total de cartas para o número de jogadores mais um, ou seja, se estamos jogando em três pessoas, o jogador atual fará esse processo para quatro cartas. Além disso cada opção listada acima só pode ser feita uma vez.

Exemplo: Eu compro a primeira carta e decido ficar com ela, se a próxima carta que eu comprar for melhor eu não posso mais ficar com ela, devo ou coloca-la no deck de leilão ou abri-la para que os demais jogadores peguem-a.

Após o jogador atual executar as fases descritas acima, os demais jogadores (no sentido horário) podem pegar uma das cartas que foram abertas pelo jogador atual na mesa.
Esse sistema descrito acima causa muita tensão e expectativa, pois na medida que o jogador compra cartas ele precisa decidir o que ele vai pegar para a sua mão, o que vai para leilão e o que vai para a mão do oponente.
Além das cartas de cor com valor numérico existem cartas especiais que alteram o valor de cada tipo de carta no decorrer do jogo, representadas por dados no centro da mesa.
Para sabermos quanto vale cada tipo de carta (cor) existem no centro da mesa um tabuleiro com uma série de dados, onde cada dado está posicionado em um tipo de carta e marcando o valor para aquela cor.

As cartas especiais ao serem compradas pelo jogador atual devem ser usadas imediatamente, e servem para aumentar ou diminuir o valor de um ou mais dados.

2

Então durante o decorrer do jogo, cada jogador ao adquirir uma dessas cartas pode alterar o valor de uma cor, tornando o jogo mais estratégico ainda.

E também existem cartas que representam ouro, essas cartas serão usadas para “comprar” cartas na fase de leilão.

Então durante a primeira fase do jogo existem três possibilidades de cartas, cartas de cores, que vão aumentar sua mão de uma determinada cor para ajudá-lo a ganhar essa cor no final do jogo, cartas que modificam o valor que cada cor vale durante o jogo e cartas de ouro que o ajudarão a comprar cartas na fase de leilão.

3

Quando o deck principal termina, a primeira fase do jogo também.
Nesse momento então o deck de leilão (que foi recebendo uma carta fechada escolhida por cada jogador a cada turno) deve ser embaralhado e colocado no centro da mesa.
A primeira carta do topo deve ser aberta e o próximo jogador deve começar fazendo uma oferta por aquela carta.

Importante lembrar que na fase de leilão existe uma distinção:
1.    Cartas de cores ou especiais devem ser pagas com cartas de ouro (de acordo com o valor da carta de ouro, que vai de um até três)
2.    Cartas de ouro devem ser pagas com número de cartas (independentemente do tipo de carta)

Exemplo: Uma carta de ouro valor três vai à leilão. Se eu quero essa carta posso dar um lance de uma carta (independente de qual seja), o próximo jogador também está interessado e oferece duas cartas. Caso ele seja o vencedor, ele coloca essas duas cartas fechadas em uma pilha à parte (como pagamento pelo leilão) e pega a carta de ouro para ele. Agora se uma carta azul valor quatro vai a leilão eu posso começar meu lance oferecendo dois ouros (ou uma carta de ouro valor dois ou duas cartas valor um), o próximo jogador pode oferecer seis ouros (em qualquer combinação de cartas). O vencedor coloca então o ouro em uma pilha como pagamento e pega a carta do leilão.

Durante o leilão podem surgir cartas especiais, que ao serem compradas alteram o valor das cores mesmo na fase de leilão.
Ao final do leilão os jogadores contabilizam suas cartas e aquele que tiver a maior pontuação de cada cor pega o dado correspondente.

O jogador que tiver mais ponto baseado nos dados obtidos é o vencedor.

Considerações positivas
1.    Rápido, simples e com mecânicas interessantes
2.    Tem certa tensão durante o jogo, pois você sabe (mesmo que parcialmente) o que seus oponentes estão coletando em termos de cartas e cores, e também de acordo com o que eles alteram em relação ao valor de cada cor.

Considerações negativas
1.    Não é tão temático quanto parece, embora o tema seja interessante.
2.    Pode se tornar um jogo da memória caso seu oponente consiga memorizar as cartas que ele te passa
3.    Não tem profundidade caso você tenha essa impressão do jogo.

Biblios é um excelente jogo para ser jogado duas ou três vezes na sequência, é interessante e fácil de ser apresentado a novos jogadores, ou mesmo para uma partida mais rápida sem deixar de ser interessante. Ainda é possível adicionar mais “pimenta” ao jogo pensando em possibilidades de joga-lo em duplas.

Se você procura algo rápido mas que ao mesmo tempo tem certa dose de estratégia e tensão, Biblios vale muito à pena.

Anúncios

2 comentários sobre “Biblios – No meu monastério ou no seu?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s