Tides of Time – E o tempo passa…

1

Em Tides of Time você construirá um magnífico império, escolhendo formidáveis construções, magníficas edificações e portentosos palácios, mas somente o tempo dirá se aquilo que você construiu realmente lhe traz algum benefício ou se as “marés do tempo” provarão que o seu reino não passa de construções aleatórias que não agregam nada.

O jogo é constituído de apenas 18 cartas, 4 marcadores, um bloco e um lápis para anotar os pontos, mas não se engane, embora Tides of Time possua poucos componentes e possa ser classificado como  “microgame” em virtude disso, Tides of Time é um grande jogo, com bastante estratégia e possibilidades.

Antes de entender como o jogo se desenrola,  precisamos entender como as construções (cartas) funcionam.

Cada carta possui, além da belíssima arte:

– Naipe (somente 3 cartas não o possuem)
– Valor de pontuação
– Condição de pontuação
– Nome da Carta

2

Cada carta, portanto, pontua se a condição dela for cumprida. Existem cartas que não possuem condição de pontuação específica, mas que tem algum efeito em relação à pontuação de outras cartas, por exemplo, a carta “Retiro do Rei” não possui valor de pontuação, porém ela traz o seguinte efeito “ganhe todos os empates” ou seja, no decorrer do jogo, caso você tenha essa construção no seu reino e ocorra alguma situação de pontuação onde haja um empate, você vence esse empate e faz a pontuação.

O jogo se passa em três rodadas, que funcionam da seguinte maneira:

– Cada jogador compra cinco cartas
– Escolhe uma carta para colocar no seu reino (ambos fazem a escolha simultaneamente)
– Coloca a carta escolhida com a face para baixo na mesa
– Ambos os jogadores revelam a carta escolhida e trocam as cartas que sobraram entre si

O processo se repete até que todas as cartas estejam colocadas em cada reino, vem então a fase da Pontuação.

3

Cada jogador avalia as cartas que colocou na mesa e se suas cartas cumprem as condições de pontuação. Os valores são anotados e a primeira rodada termina.

Antes de se iniciar a próxima rodada, cada jogador escolhe qual construção permanecerá em seu reino, colocando sobre ela um dos dois marcadores que possui.

4

Também escolherá uma carta que será removida do jogo. As cartas restantes voltam para a mão de cada jogador e após isso ambos compram mais duas cartas e novamente se inicia o processo de escolha de construção, colocar na mesa, revelar e passar as cartas.

Ao final da segunda fase contam-se os pontos, mais uma construção é “fixada” no reino, mais uma carta é removida do jogo, duas cartas são compradas e a terceira e última rodada se inicia.

Após o término da terceira rodada, os pontos de cada fase são somados, quem fez mais pontos é o vencedor.

Trata-se portanto de um jogo rápido, dinâmico, onde muitas vezes a escolha será “quero essa carta para pontuar ou quero esta outra para impedir que meu adversário pontue?”

Tides of Time surpreende pelas possibilidades e combinações possíveis. Cada partida será diferente pelas combinações que podem ocorrer e escolhas a serem feitas de quais cartas ficam na minha mesa e quais saem definitivamente do jogo.

É fato que pelo baixo número de cartas chega-se num momento que já se conhece bem o que está acontecendo e o que pode acontecer, o que ao meu ver torna o jogo mais interessante ainda.

Por que jogar / comprar Tides of Time?

– Estratégico
– Rápido
– Relativa sorte
– Cabe no bolso
– Simples de explicar, fácil de jogar
– Pouco espaço necessário para jogar (pode ser jogado em qualquer lugar)
– Barato e fácil de encontrar para comprar

Pensando na quantidade de cartas, ele se assimila muito com o Love Letter, entretanto, possui muito mais conteúdo como jogo (embora Love Letter dentro da sua proposta também seja um excelente jogo na minha opinião).

Além disso, jogo possui um ótimo manual, onde cada carta é explicada em relação ao seu efeito / pontuação, para assim eliminar quaisquer dúvidas.

Altamente recomendado para ter-se na coleção, vejo o Tides como um grande lançamento da FunBox, vale muito à pena!

Anúncios

4 comentários sobre “Tides of Time – E o tempo passa…

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s